sábado, 10 de janeiro de 2015

Yoga

A prática de Yoga pode ser uma ótima alternativa para trabalhar a energia corporal. Algumas posições e ensinamentos podem parecer difíceis em um primeiro momento, mas, aos poucos, a prática torna-se simples para todos. A atividade faz bem para corpo e mente, e ainda deixa você com mais energia para viver bem.
Dentre os benefícios que o Yoga oferece para seus praticantes estão o ganho de elasticidade corporal (principalmente na região da coluna), resistência muscular e aumento da capacidade de concentração e foco - já que a pessoa precisa prestar atenção na respiração.
Se você ainda não é adepto da técnica, veja nas próximas páginas uma sequência simples de exercícios que o professor e instrutor de Yoga, Bruno Amado, ensina. Vale lembrar que cada posição pode ser repetida até três vezes por dia.

POSTURA - SUKHA UTTANASANA

Flexione o tronco para baixo, colocando as mãos abaixo dos joelhos e deixando a coluna bem esticada na horizontal, girando o cóccix para cima. Inspire e expire somente pelo nariz, usando o abdômen para encher e esvaziar o ar do corpo. Procure respirar de 5 a 8 vezes em cada posição, sempre mantendo a atenção na postura. Se desejar, pode repetir até três vezes a mesma posição.

POSTURA - ARDHA UTTANASANA

Agora desça as mãos, encostando a ponta dos dedos no chão. Mantenha uma leve flexão da coluna, olhando sempre para frente. Caso não consiga tocar o chão, use um livro ou um bloco de concreto como apoio, embaixo de cada mão.

POSTURA - VARIAÇÃO DE VAJRÁSANA

Sente-se sobre os calcanhares, alinhando a coluna e deixando-a ereta. Entrelace os dedos atrás do corpo, abrindo o tórax, esticando os braços e elevando-os até onde puder. Caso não consiga entrelaçar os dedos, junte as palmas das mãos. Procure não empinar muito o quadril e mantenha a cabeça virada para frente.

POSTURA - PARIVRITA VAJRASANA

Mantendo a posição, coloque o dorso da mão esquerda na parte externa do joelho direito. Se precisar, use os pés como apoio para a mão direita (ou apoie-a no chão), para girar levemente o corpo. Deixe a cabeça na vertical, na linha do ombro. Assim que terminar, repita a posição somente trocando o lado.

POSTURA - BIDALASANA

Entre em quatro apoios, apoiando as mãos e os joelhos no chão, deixando o quadril erguido e a coluna reta. Em seguida expire, subindo as costas, e alongando-a na direção do teto. Encaixe o quadril, mantendo o olhar voltado para o próprio umbigo, e posicione a cabeça entre os braços.
Depois, inspire e faça o movimento contrário, esticando a coluna. Faça uma suave curva para baixo e mantenha o olhar entre as sobrancelhas. Repita essa sequência oito vezes, terminando na expiração.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

12 dicas de fortalecer as unhas

Apostar nos esmaltes da moda não basta para ter unhas lindas. Cuidar delas no dia a dia é fundamental para que cresçam fortes, não quebrem, para que o esmalte dure mais e até mesmo para evitar algumas doenças que podem aparecer.

1) Faça as unhas toda semana para manter a limpeza delas.

2) Use produtos que fortaleçam as unhas, mas opte pelos que não levam formol na fórmula, pois podem causar alergias.

cuidados-unhas-fracas-2

3) Deixe a unha um ou dois dias sem esmalte para 'respirar'. Se for passar direto outro esmalte, a unha fica fraca, branca e pode escamar.

4) Prefira os removedores de esmaltes do que as acetonas, pois não agridem as unhas.

5) Não tire toda a cutícula. Ela é a proteção da unha. Tirar tudo faz com que muita gente tenha micoses nas unhas.

6) Antes de aplicar o esmalte, passe sempre a base. Ela protege a unha da pigmentação do esmalte.

7) Após o esmalte, use produtos específicos que façam com que ele permaneça mais tempo nas unhas.

8) Use diariamente hidratantes específicos para cutícula, para não deixá-las ressecadas.

9) Se tiver de fazer tarefas domésticas, como lavar louças, use luvas não apenas para manter o esmalte, mas porque o detergente e os produtos de limpeza estragam as unhas e estimulam o aparecimento de micoses.

10) Tenha sempre em casa o esmalte que está usando. Se começar a descascar, é só corrigir na hora da emergência.

11) Se a unha quebrar, não cole. O ideal é cortar, pois se agarrar em algum lugar pode  machucar.

12) Procure consumir alimentos com vitamina C, que ajudam a fortalecer as unhas.